• bg

PERFIL HABIC

  • bg

CUSTO DA OBRA

Distinguem-se dois tipos de abordagem à execução das obras que têm como consequência dois diferentes tipos de custeio:

1) Obra executada "à hora"
Tipicamente, trata-se da pequena reparação que pode ser resolvida numa única deslocação do Técnico.
Nessas circunstâncias, com base na chamada telefónica do cliente em que é descrito com mais ou menos pormenor o que se pretende, o Técnico desloca-se ao local munido dos materiais e acessórios que se prevê virem a ser necessários. Habitualmente, são trabalhos que se resolvem em menos de 2 horas ou pouco mais. Nestas situações o valor do serviço é determinado multiplicando-se a quantidade de horas utilizadas pelo valor unitário da hora, cujo valor foi previamente comunicado aquando do pedido do serviço.

2) Obra executada "por orçamento"
Tratam-se de obras de dimensão superior à da pequena reparação com duração de mais de um dia e/ou a inclusão de materiais e equipamentos específicos que têm de ser adquiridos previamente.
Para estes casos é efectuada uma avaliação previsional dos custos que é seguidamente apresentada ao cliente em forma de Orçamento da Obra.
Exige a deslocação de um Profissional ao local para a avaliação técnica global: registo de dimensões e quantidades, materiais a aplicar assim como das especialidades e respectivas máquinas e ferramentas a envolver.
A deslocação e elaboração do Orçamento poderá ter um custo que será posteriormente desconsiderado aquando da adjudicação da obra.

Todas as informações referentes aos custos da obra, quer os previstos, quer os que eventualmente sejam sugeridos no decurso da obra, por iniciativa do cliente ou por proposta da HABIC, são sempre formalizados por informações escritas, preferencialmente via correio electrónico.